sexta-feira, 10 de julho de 2020

ROGER BACON (1214 – 1292) 4

  1. ROGER BACON (1214 – 1292)
A filosofia de Bacon é conhecida principalmente pelo destaque dado ao empirismo, teoria que defende que a experiência sensorial é o que produz em nós o conhecimento. Bacon usou também a matemática, que para ele era a suprema ciência, para entender a natureza.
O método de conhecimento científico deve seguir a ordem de pesquisa iniciada pela observação da natureza, depois o observador deve levantar hipóteses para entender o fenômeno da natureza e por último deve buscar comprovar suas hipóteses através da experimentação. O processo observação, hipótese e experimentação não têm fim e é aplicado em cadeia de acontecimentos que se relacionam e criam o conhecimento científico. A verdade da ciência se baseia na repetição dos fenômenos observados e para que isso possa ser feito todo o processo tem que ser detalhadamente descrito. A verdade científica vai surgir através do trabalho de muitas pessoas e vai levar o tempo que esse trabalho demorar. Os erros anteriores serão eliminados pelas pesquisas posteriores e assim a ciência alcança seu progresso.
1- Quem foi ROGER BACON?  Foi um filósofo, teólogo e cientista medieval inglês.

RETOMADA DE CONTEÚDOS – Guilherme de Ockham; Giordano Bruno; Thomas more; 4


RETOMADA DE CONTEÚDOS – Guilherme de Ockham; Giordano Bruno; Thomas more;
1- O que é a querela dos universais? Esta questão divide os filósofos em nominalistas e Realistas. Para este ultimos a especie humana é coisa. Já para os primeiros, palavras.
2- Quais são os conceitos universais? universal é um conceito metafísico.
3- O que foi a crise da escolástica? Foi a rivalidade entre protestantes e católicos.
4- Qual formulação designa melhor a expressão "navalha de Ockham"? O princípio de economia de pensamento: não multiplicar os seres sem necessidade.
5- O que e a Navalha de Occam? Lei da Parcimônia.
6- Qum foi Giordano Bruno? Foi um grande pensador da ideia do infinito.
7- Qual era a teoria de Giordano Bruno? Giordano Bruno defendia teorias científicas, principalmente astronômicas, contrárias às da Igreja Católica.
8- Quem foi Thomas more?  foi um político, humanista e diplomata inglês, membro do parlamento e chanceler no reinado de Henrique VIII.
9- Filósofo que é santo da Igreja Católica, morreu a mando de Henrique VIII: Thomas more.
10- Como ficou conhecido guilherme de ockhamGuilherme de Ockham? Ficou conhecido como o doutor invencível.
11- O que era o nominalismo? nominalismo é a doutrina que não admite a existência do universal (conceito abstrato), nem no mundo material, nem no mundo inteligível.
12- Quando surgiu o nominalismo? Surgiu na sua forma mais radical no século XI por intermédio de Roscelino de Compiègne. Esse atribuía universalidade aos nomes, daí a origem do termo.
A

O PRÍNCIPE DOS NOMINALISTAS. 4


  1. O PRÍNCIPE DOS NOMINALISTAS.
Guilherme de Ockhan (1280-1349) é o pensador mais importante da escolástica tardia. Tinha consciência da fragilidade teórica da relação entre razão e fé. Dizia que a razão humana tem um domínio e uma função diferente do domínio e da função da fé. Além de empirista, ficou conhecido na história da filosofia como: O príncipe dos nominalistas.
1- O que era o nominalismo? nominalismo é a doutrina que não admite a existência do universal (conceito abstrato), nem no mundo material, nem no mundo inteligível.
2- Quando surgiu o nominalismo? Surgiu na sua forma mais radical no século XI por intermédio de Roscelino de Compiègne. Esse atribuía universalidade aos nomes, daí a origem do termo.

GUILHERME DE OCKHAM (1285 – 1349) 4




  1. GUILHERME DE OCKHAM (1285 – 1349)
Para Ockham a fé não pode fazer conhecer de maneira clara e inequívoca as suas verdades. A fé não pode apresentar argumentos que possam ser demonstrados. A verdade manifesta por Criador não pertence ao mundo racional. A filosofia não pode se submeter à teologia porque a teologia não é uma ciência, mas uma série de afirmações e sentenças que não se relacionam lógica e racionalmente. O que une as afirmações da teologia é a fé e não a razão.
            A razão também não pode proporcionar assistência e apoio para a fé, pois para as coisas divinas a razão é ineficaz. Somente a fé consegue esclarecer assuntos da revelação divina. O entendimento da revelação divina vai além da capacidade humana e portanto não é racionalmente compreensível. A razão humana trabalha em um território diverso do território da fé.
1- Como ficou conhecido guilherme de ockhamGuilherme de Ockham? Ficou conhecido como o doutor invencível.

MATERIALISMO DIALÉTICO E HISTÓRICO 3

  1. MATERIALISMO DIALÉTICO E HISTÓRICO
  1. Marx faz distinção entre materialismo histórico e materialismo dialético.
    O materialismo dialético de inspiração marxista postula que a única realidade é a matéria e suas forças, nas quais a evolução contínua e progressiva produz as sociedades humanas e as suas civilizações.
    Marx adota a explicação da evolução elaborada pela regra hegeliana que propõe tese, antítese e síntese, a fim de analisar a luta de classes.
    Materialismo histórico em Marx e Engels: É a interpretação dos fatos históricos a partir das relações de trabalho e de produção.
    1- O que é materialismo dialético? É uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história.
    2- O que é o materialismo histórico? É uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels.

RETOMADA DE CONTEÚDOS =John Lock, Galileu Galilei, MAQUIAVEL, Marx. 3

  1. RETOMADA DE CONTEÚDOS =John Lock, Galileu Galilei, MAQUIAVEL, Marx.
    1- Quem é o pai do empirismo? John Locke.
    2- Obra de Galileu: O mensageiro das Estrelas (O Mensageiro Sideral).
    3- Quem foi Galileu Galilei e sua contribuição? Galileu Galilei, físico e astrônomo; contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática.
    4- Obra principal Maquiavel: O prícipe.
    5- Um conceito de Maquiavel: Virtú.
    6- Uma fase de Maquiavel: Os fins justificam os meios
    7- O que significa a frase Os fins justificam os meios: significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante.
    8- Maquiavel define o homem como? Um ser: munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
    9- A virtú seria uma forma de manter a paz e estabilidade do Principado.
    10- Qual foi a principal teoria de Karl Marx? Socialista.
A

KARL MARX (1818-1883) 3

  1. KARL MARX (1818-1883)
Foi um filósofo alemão que ainda hoje é objeto de estudos por muitos pesquisadores. Esse filósofo era um teórico do socialismo.
O pensamento de Marx pode ser considerado como uma crítica aos sistemas de pensamento tanto de autores anteriores quanto contemporâneos, embora incorpore diversos conceitos utilizados por eles: dialética, alienação, valor do trabalho, modo de produção. Frase: Não basta interpretar o mundo - é necessário transformá-lo.
1- Qual foi a principal teoria de Karl Marx? Socialista.

O PONTO DE PARTIDA DE MAQUIAVEL 3



  1. O PONTO DE PARTIDA DE MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel foi diferente dos teólogos medievais e de seus contemporâneos ao fundamentar as suas teorias políticas porque partiu da experiência real do seu tempo para fundamentar o seu pensamento político.
A política, vista por Maquiavel, justifica-se por si mesma e não deve buscar fora de si uma moral que a justifique. O objetivo da política é levar os homens a viver na mesma comunidade de forma organizada e se possível em liberdade. O príncipe político busca estabilidade do cargo, busca manter-se no poder.
1- O que é virtude para Maquiavel? A virtú seria uma forma de manter a paz e estabilidade do Principado.

TRIVIUM E QUADRIVIUM 2


É uma palavra latina que significa três caminhos:

1- Gramática como habilidade de aprender;
2- Lógica como capacidade de raciocinar;
3- Retórica como capacidade de expressão.

Na Idade Média, um dos dois ramos em que a filosofia escolástica dividia as ciências, e que era constituído pelas disciplinas de aritmética, geometria, música e astronomia.
1- Qual o significado da palavra Trivium? Três caminhos.
2- Qual o significado da palavra quadrivium? Quatro.

ESCOLÁSTICA 2

  1. ESCOLÁSTICA
Escolástica (Escolásticos: que pertence à escola, instruído), foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. Não tanto uma filosofia ou uma teologia, como um método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs,[1] de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega.[2] Colocava uma forte ênfase na dialética para ampliar o conhecimento por inferência e resolver contradições. A obra-prima de Tomás de Aquino, Summa Theologica, é frequentemente vista como exemplo maior da escolástica.
1- Qual o significado da palavra Escolástica? De origem Grega que significa "Estudiosa, sábia"
2- Qual era o principal objetivo da Escolástica?  principal objetivo da Escolástica era provar a existência de Deus e os dogmas da igreja, através da síntese (união) entre a filosofia (razão) e a teologia (fé).

RETOMADA DE CONTEÚDOS - Agostinho de Hipona 2


1- A Cidade de Deus era formada pela comunidade dos cristãos.(V).
  1. RETOMADA DE CONTEÚDOS - Agostinho de Hipona - Quiz
1- O que seguia Agostinho antes de se tornar cristão? Maniqueísmo.
2- Onde nasceu Agostinho de Hipona? Tagaste.
3- Em Agostinho de Hipona, qual o significado do termo sublinhado? Lugar.
4-Qual a teoria Agostiniana? Teoria da iluminação.
5- O que é a mente em Agostinho? Uma centelha do intelecto divino.
6-qual o nome da principal obra de Agostinho de Hipona? Cidade de Deus.
7- Agostinho é autor da obra O Ente e a Essência (F)
8- O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi Platão. Quiz
9- Qual destes filósofos é o Bispo de Hipona? Agostinho.
10- Qual destas doutrinas Agostinho seguiu antes de se converter ao cristianismo? Maniqueísmo.
11- Para Agostinho de Hipona, o homem chega à verdade: pela iluminação.
12- A Cidade de Deus era formada pela comunidade dos cristãos.(V).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A

COMUNIDADE DOS CRISTÃOS


  1. COMUNIDADE DOS CRISTÃOS

Em Cidade de Deus, Agostinho defende a idéia de que: A Cidade de Deus era formada pela comunidade dos cristãos.
A obra Cidade de Deus, de Santo Agostinho, tem como tema central: a constituição dos princípios da cidade de Deus em conflito com a cidade terrena.
 A teoria da graça e da predestinação se constitui como o cerne da antropologia agostiniana. A dualidade dos eleitos e dos condenados é a estrutura explicativa da história, exposta na Cidade de Deus.

A CIDADE DO CRIADOR 2



  1. A CIDADE DO CRIADOR
1- Agostinho de Hipona viveu em dias críticos para o Império Romano. A estrutura política do mundo estava se transformando de modo acelerado para dar lugar a outra. Os pagãos atribuíam as desventuras que ocorriam ao abandono dos Criadores e ao cristianismo; Santo Agostinho empreendeu uma enorme obra apologética, na qual expôs todo o sentido da história.
Qual o nome desta obra? A CIDADE DO CRIADOR
1- qual o nome da principal obra de Agostinho de Hipona? Cidade de Deus.

36. HIPÓCRATES DE CÓS (460 - 377 A.C) 1

36. HIPÓCRATES DE CÓS (460 - 377 A.C)
A medicina foi exercida inicialmente pelos sacerdotes mas ela somente se tornou uma ciência médica após adotar métodos específicos para a pesquisa dos males humanos. Esses métodos, que foram desenvolvidos  na Grécia antiga principalmente por Hipócrates, são oriundos da filosofia.
 Assim como a filosofia se distanciou dos mitos a medicina também se distanciou dos sacerdotes por buscar respostas que esses não conseguiam responder. Através dos métodos filosóficos da busca do conhecimento a medicina grega formou sua própria identidade.
1- Qual o nomme do filosofo que escreveu o juramento da medicina? Hipócrates.

35. ANAXÁGORAS (500 - 428 A.C.) 1

35.  ANAXÁGORAS (500 - 428 A.C.)
Anaxágoras de Clazómenas (500 a.C. — 428 a.C. )
 Anaxágoras foi filósofo grego do período pré-socrático. Nascido em Clazómenas, na Jónia, fundou a primeira escola filosófica de Atenas, contribuindo para a expansão do pensamento filosófico e científico que era desenvolvido nas cidades gregas da Ásia. Era protegido de Péricles que também era seu discípulo. Em 431 a.C. foi acusado de impiedade e partiu para Lâmpsaco, uma colônia de Mileto, também na Jónia, e lá fundou uma nova escola.
Escreveu um tratado aparentemente pequeno intitulado Sobre a Natureza ou Da Natureza, em que tentava conciliar a existência do múltiplo frente à crítica de Parmênides de Eleia e sua escola, conhecida como "Eleatas". Parmênides havia concebido o ser como o princípio absoluto de tudo o que é, identificando o ser com o Uno imutável.
1- Para Anaxágoras, a força ordenadora do Kósmos é: inteligente, diáfana, sutil e invisível.

   

34. Demócrito (460 - 371 a.C.) 1

34. Demócrito (460 - 371 a.C.)
      
       Demócrito, em grego: "escolhido do povo"; é tradicionalmente considerado um filósofo pré-socrático. Cronologicamente é um erro, já que foi contemporâneo de Sócrates e, além disso, do ponto de vista filosófico, a maior parte de suas obras (segundo a doxografia) tratou da ética e não apenas da physis (cujo estudo caracterizava os pré-socráticos).
Afirma que  os átomos são naturalmente indestrutíveis, não criados e imutáveis. Os átomos não se diferenciam quanto à qualidade, todos eles são igualmente um ser completo, o que os diferencia é a forma ou a figura geométrica que eles assumem. São diversos entre si como as letras do alfabeto, mas podem formar diversas palavras e discursos através das suas combinações.
1- qual a arché de Demócrito? Átomos
2- Em  grego,  qual o que significa Democrito?   Escolhido  do povo
   

OS PARADOXOS 1

      
    33.  OS PARADOXOS
       Os paradoxos mais famosos de Zenão ( Aquile e tartaruga; a flecha são os que buscam demonstrar a inexistência do movimento.  Eles são descritos por Aristóteles nos seus estudos sobre Física. O método de Zenão consiste em assumir como certas as hipóteses das teses dos seus adversários e partindo dessas hipóteses ele chega a conclusões contraditórias e inaceitáveis, buscando assim desacreditar os argumentos de seus antagonistas.
       1- Quais são os paradoxos mais famosos de Zenão?  Aquile e tartaruga; a flecha, etc.